Estante Virtual

0
Estante Virtual

A constituição brasileira prevê o pleno acesso a fontes de cultura nacional e determina ainda a produção, promoção e difusão dos bens culturais. Infelizmente, não é isso que acontece. A dificuldade de acesso a todos os tipos de livros, filmes e músicas no país é algo real. Porém, a internet e os sebos vêm facilitando a promoção à cultura, e o Estante Virtual veio para ajudar!

Sebo é no Estante Virtual

Sebo é uma livraria especializada no comércio de livros, discos, revistas, enfim, artigos usados ou raros, a preços bastante acessíveis – alguns sebos comercializam livros e produtos seminovos, que foram lidos apenas uma vez.Porque o nome desse tipo de comércio é Sebo? Antigamente, antes do advento da eletricidade, as pessoas costumavam ler seus livros à luz de velas amarelentas. Devido à queima da cera, as páginas do livro adquiriam um aspecto de ensebado, ou engordurado, devido à proximidade da chama.

Dentro da cultura urbana de grandes cidades existem sempre os sebos mais antigos e tradicionais, que se tornam verdadeiros referenciais e lugares onde uma grande quantidade de livros são comprados, vendidos e negociados.

Além disso, as revistas em quadrinhos também têm grande mercado de sebos, não sendo incomum encontrá-las nas prateleiras, e até encontrar sebos especializados apenas nelas.

Estante Virtual e a revolução digital

A Estante Virtual tem o objetivo de facilitar o acesso à leitura e cultura. Afinal, muitas pessoas não têm condições de pagar certas quantias por um livro enão têm acesso a um sebo ou até mesmo a uma livraria em sua cidade.

De acordo com dados do site, em 2010, haviam sido cadastrados cerca de 1.900 sebos e livrarias virtuais, de mais de 300 cidades brasileiras; 750 mil leitores; 7 milhões de livros foram disponibilizados online e mais de 25 milhões no acervo total (físico + virtual) dos sebos; e mais de 25 mil novos livros cadastrados por dia.

No site é possível encontrar livros dos mais diversos assuntos, desde administração até turismo, passando por literatura estrangeira, documentos e gibis (as famosas revistas em quadrinhos).

O estante virtual é um excelente exemplo de como é possível, na verdade necessário, unir o antigo e o novo em uma nova função, onde todos conversem de forma efetiva e diferenciada.

Um dos exemplos mais interessantes sobre a necessidade de adaptação tanto dos sebos quanto do estante virtual é a necessidade de digitalização de estoque.

Muitos sebos, especialmente os mais antigos e pertencentes ao mesmo dono por muito tempo, deixa de fazer muitas vendas por não ter a totalidade do seu estoque digitalizado. Muitas vezes acontece, inclusive, de nem existir um estoque ou qualquer tipo de controle de estoque.

Estas são apenas algumas dificuldades que os sebos precisam enfrentar para se atualizarem e fazerem parte do Estante virtual, que se tornou a referência extrema do ramo na internet.

Portanto, se você busca algum título, acesse o site da Estante Virtual e faça a encomenda de seus livros prediletos, a preços extremamente baixos e frete mais barato ainda por meio dele, ajudando também a manter os últimos pontos de cultura onde a venda de livros e a discussão de ideias sempre ganhavam um ar de independência e irreverência.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *