Vistoria Detran RJ

0
Vistoria Detran RJ

Quem possui um veículo automotivo sabe que alguns compromissos em relação a eles são inevitáveis, como o pagamento de licenciamento e o IPVA. A vistoria do veículo também é uma necessidade presente na vida das pessoas que possuem carros e motos, a mesma é realizada anualmente com o objetivo de verificar se o automóvel está condições de transitar pelas ruas. Esse é um dos requisitos fundamentais para quem deseja renovar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

A vistoria também é exigida para operações que envolvam documentos, como transferência de endereço ou propriedade e mudanças na característica do veículo. Durante a vistoria o veículo será analisado por uma equipe altamente preparada, confira o que será verificado.

O que será analisado durante e vistoria?

– Sistema elétrico (bateria, cabos, fiação e conexões, verificando o estado geral e fixação)

 – Sistema de iluminação (faróis principais, faróis de neblina, faróis de longo alcance, lanternas de iluminação da placa traseira e luzes-piloto)

 – Sistema de sinalização (lanternas indicadoras de direção, intermitentes de advertência, de freio, de marcha a ré, de posição e de neblina traseira)

– Equipamentos obrigatórios  (retrovisores, limpadores de para-brisa, pala interna de proteção contra o sol, velocímetro, buzina, triângulo de segurança, extintor de incêndio, freio de mão ou similares, cintos de segurança, estepe, macaco, chave de roda e chave de fenda e para-choquestraseiro e dianteiros)

 – Estado geral das rodas e pneus.

 – Sistemas e componentes complementares ( portas/tampas e fechaduras, vidros e janelas, bancos, sistema de alimentação de combustível e reservatório, sistema de exaustão de gases, carroceria, chassi ou estrutura do veículo.)

O que levar e o que é necessário para fazer a vistoria Detran RJ ?

Segundo o site do Detran do Rio de Janeiro, para realizar a vistoria no estado é preciso estar com as taxas em dia, como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos), além de estar munido de alguns documentos:

– Cópia do Comprovante de Residência.

– Apresentação do original do último Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ou do Certificado de Registro de Veiculo (CRV).

– Apresentação do Certificado de Segurança Veicular (CSV), para veículos movidos a Gás NaturalVeicular (GNV).

– Cópia simples do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga –RNTRC, da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, para veículos registrados na categoria aluguel, com capacidade de carga igual ou superior a meia tonelada, conforme disposto na Resolução 3056 – ANTT, de 16/05/2009.

Caso o veículo esteja fora do estado do Rio de Janeiro também é possível fazer a vistoria sem ter de levá-lo, para isso basta recorrer à vistoria em trânsito. Para isso é preciso ter em mãos:

– Cópia do Comprovante de Residência;

– Laudo de vistoria lacrado, com validade de 30 dias, expedido pelo Departamento de Trânsito de outra UF e encaminhado por Ofício;

– Formulário próprio, indicado no Anexo III do site do Detran-RJ.

Atenção, não basta simplesmente se dirigir a um dos postos e pedir pelo serviço. Ele deve ser marcado antecipadamente. Para isso o proprietário pode recorrer ao agendamento do serviço no Portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento disponível através dos números 3460-4040 e 3460-4041.

Para mais informações, acesse o site do Detran-RJ. Ele contém todas as informações necessárias sobre o assunto.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *