Parto Humanizado: Saiba mais a respeito

0
Parto Humanizado: Saiba mais a respeito

A escolha de qual processo escolher para dar a luz do seu bebê pode ser bem difícil, mas sejamos sinceros, o que é fácil no período de gestação? Dentre todas as tendências comentadas nos últimos tempos, o parto humanizado vem se tornando uma das mais presentes dentre as discussões da mulher moderna. Vamos falar mais a respeito e explicar do que se trata.

O que é o parto humanizado?

O parto humanizado não é um tipo de parto, mas sim um processo de nascimento. Nesta filosofia de concepção, o mais importante é o conforto da mãe e do seu bebê, além da saúde ambos. O intuito do parto humanizado é fazer com que o momento do parto seja o mais agradável possível para a mamãe e não tão estressante para o bebê.

E é por isso que no parto humanizado alguns procedimentos, que são normalmente feitos no hospital, são evitados, como por exemplo: indução do parto, corte do períneo (episiotomia), uso de anestesia, raspagem dos pelos pubianos e o parto cirúrgico (cesariana). Mas sem se esquecer, é claro, que caso a mãe queria fazer uso de algum desses procedimentos ele pode, como foi dito, a protagonista é você e você escolhe como quer dar a luz, com o auxilio do seu cuidador.

Quem estará com a mãe?

Durante o parto humanizado a mãe e o bebê são auxiliados por um medico obstetra, ou ginecologista, um pediatra neonatal, um medico anestesista e uma enfermeira obstetra. Vale ressaltar que quando você, mamãe ou papai, estiver procurando por uma equipe você precisa se certificar que os profissionais trabalhem com parto humanizado, pois isso irá facilitar a comunicação entre você.

A comunicação entre a mãe e o cuidador é muito importante, pois o preparo para o parto humanizado dura os 9 meses da gestação, assim como acontece com o parto normal. E não caso do processo humanizado, a mãe precisa discutir algumas escolhas com o cuidador, como por exemplo, o uso ou não da anestesia.

Usar ou não a anestesia pode assustar, mas lembre-se o parto humanizado sempre vai buscar o seu conforto. E levando-se em conta que o que torna a dor do parto insuportável, a ponto de necessitar da anestesia, é a injeção de um hormônio artificial que imita a ocitocina, usada para acelerar o parto.  E como no parto humanizado esse tipo de procedimento não ocorre, ou seja, sem ocitocina sintética, a dor do parto se torna suportável.

Além do mais, você terá o seu cuidador ao seu lado, na verdade toda uma equipe de cuidadores que querem apenas que esse momento seja prazeroso pra você, por isso o seu cuidador vai poder te oferecer um banho de água quente, ou uma bolsa de água quente, massagens, e indicar posições que ajudam a diminuir a dor.

Os primeiros momentos do bebê após o parto

Depois do parto o bebê vai direto para os braços da mãe, esse momento é muito importante, pois estimula à conexão da mamãe com o bebê, e tão importante quanto essa conexão emocional é a conexão que mãe e filho carregam pelo cordão umbilical.

Por nove meses o bebê recebeu seus nutrientes dessa maneira, e mesmo não estando mais dentro do útero, os nutrientes continuam a passar pelo cordão, então, no parto humanizado o cordão só é cortado quando ele para de pulsar indicando que já não é nada para ser passado ao bebê.  E o processo de amamentação começa a ser estimulado, com calma, pois esse precisa ser um momento de carinho.

Como se pode perceber, o parto humanizado tem várias facetas que não foram exploradas neste artigo. Procure uma profissional de parto humanizado ou uma voluntária e saiba mais a respeito.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *