Inseminação Artificial: Quando é indicada? Como é feita?

0
Inseminação Artificial: Quando é indicada? Como é feita?

Infelizmente nem todos que desejam ter filhos podem realmente tê-los. Há uma grande parte de mulheres e homens que são inférteis e para isso precisam recorrer à procedimentos médicos para que a gravidez seja concebida. Felizmente vivemos em um mundo no qual a tecnologia está cada vez mais presente e é possível ter filhos mesmo quando a natureza do corpo falha. Um desses procedimentos é a inseminação artificial, também chamada de inseminação intrauterina, que ajuda muitos casais ou até mulheres que desejam ter filhos sozinhas a realizarem seus desejos. Veja a seguir informações sobre o procedimento:

O que é Inseminação artificialQuando é indicada?

A  inseminação artificial é um método de fertilização quando o homem ou a mulher possuem problemas de infertilidade e têm dificuldades para ter filhos de forma natural. Esse procedimento de fertilização é indicado quando há alterações nos espermatozoides (podendo ocorrer casos de gametas lentos ou que possuem dificuldade em se movimentar) ou no útero (podendo ser causado por uma endometriose leve ou mesmo sem razões aparentes). Outros casos em que é indicado é quando parceiro não possui espermatozoides no sêmen, quando a mulher deseja ter filho e não tem um parceiro ou em relacionamentos homo afetivos.

Inseminação artificial

Quais as contraindicações da Inseminação artificial ?

A  inseminação artificial possui algumas contraindicações ou casos em que é necessário uma consulta com o médico para confirmar se o procedimento é realmente indicado. São os casos de:

  • Mulheres com problemas de saúde sérios;
  • Quando existe um risco de doença hereditária ou infecciosa;
  • Mulheres com carcinoma ovariano, uterino ou mamário;
  • Mulheres com tumores do hipotálamo ou da glândula pituitária.

Como é feita?

O procedimento não é algo super simples e demanda um real comprometimento de quem for realizar. É preciso um preparo prévio em que o homem deve ficar sem praticar relações sexuais de 2 a 5 cinco dias antes da coleta do sêmen para que a qualidade seja mais garantida. Também é de suma importância que a semana anterior seja calma, sem muito estresse e cansaço. Também deve-se evitar consumo de álcool e fumo exagerado.

Para as mulheres, antes de começar o procedimento é indicado que a saúde geral esteja em dia (sendo recomendado um check up), vacinas certinhas, sem fumar e realizando a suplementação com ácido fólico.

No caso de mulheres que irão fazer a inseminação artificial tendo um parceiro, ele deve coletar uma porção de sêmen através da masturbação – podendo ser em casa ou no laboratório. No caso de que não há um parceiro, a coleta é feita através do banco de sêmen. A partir da coleta, essas amostras são selecionadas no laboratório no qual é feita uma separação dos espermatozoides conforme a mobilidade e feita a retirada de células imaturas e restos celulares.

Inseminação artificial

Para as mulheres, geralmente é feito a ingestão de medicamentos que induzem a ovulação (podendo ser via oral ou injeções). A partir disso são realizadas ultrassonografias seriadas para acompanhar o crescimento dos folículos (onde ficam os óvulos). No momento em que esses folículos estiverem prontos é que o medicamento que permite a libertação dos óvulos é administrado. Assim que a mulher começar a ovular é agendada a inserção dos espermatozoides no útero. O procedimento é muito parecido com o já conhecido Papanicolau, no qual um bico de pato é inserido na vagina da mulher e posteriormente um cateter bem fino (lugar que os espermatozoides irão passar). Através de um aparelho de ultrassonografia o cateter é posicionado. O local onde os espermatozoides irão ser depositados pode variar conforme cada caso, podendo ser colocado no colo do útero (inseminação ultracervical) ou mais próximos às trompas (inseminação intrauterina).

Após 12 dias o exame de gravidez é feito para confirmar se o procedimento deu certo. Caso não tenha dado certo é possível tentar novamente mais duas vezes nos próximos ciclos da mulher. Depois dessas tentativas o caso é considerado inefetivo sendo necessário uma conversa com o especialista para outras opções, como a fertilização in vitro por exemplo.

Por que pode dar errado?

A possibilidade de não dar certo é bem alta, sendo que a taxa de sucesso por ciclo é em torno de 20%. Alguns fatores podem diminuir os resultados positivos, como a idade (após os 35 anos). Além disso, há um risco de 15% da mulher engravidar de mais bebês, o que causa uma gravidez que demanda maior cuidado, principalmente para evitar partos prematuros que podem ser muito perigosos tanto para mãe quanto para o filho. Por isso é preciso ser levados os ricos em conta antes de começar o procedimento, em uma conversa com um profissional de confiança.

Onde fazer Inseminação artificial ? Qual o preço?

Os locais indicados para fazer a inseminação artificial são em clínicas especializadas em reprodução humana, com médicos devidamente certificados. O preço da inseminação artificial pode variar muito conforme a região e a clínica que você escolher, podendo encontrar valores de R$5.000 a R$15.000.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *