Como fazer um bom currículo? Dicas para você

0
Como fazer um bom currículo? Dicas para você

Um bom currículo é algo de extrema importância hoje em dia, até porque existe uma crise nos empregos, dificultando consideravelmente a conquista do tão desejado emprego.

Ao mesmo tempo, existe uma tendência dos recrutadores em dizer que faltam pessoas capacitadas para certas áreas do mercado de trabalho, o que se torna irônico e nos leva a uma conclusão: muitas pessoas não estão conseguindo se destacar nas seleções porque seus currículos não estão bem organizados.

Vamos falar mais de como fazer um bom currículo, sobre o que destacar e o que omitir, sendo possível também aplicar essas dicas nos preenchimentos de fichas, tanto digitais quanto  tradicionais.

O que é um bom currículo?

O currículo eficiente precisa ser claro, destacar as suas principais qualidades e, acima de tudo, passar a impressão correta sobre você.

Essa impressão correta pode ser conseguida por meio destas dicas de como fazer um bom currículo que separamos aqui:

  • Não escreva Currículo, curriculum vitae ou nenhuma outra variação: Comece já com seu nome, destacado e em uma fonte um pouco maior do que o resto do documento, para facilitar a busca dele futuramente. Não coloque seu nome como título, porém, pois isso denota amadorismo e pode ser encarado de forma errada.
  • Coloque seu endereço de forma fácil de ser compreendida: Exceto nos casos de você está procurando emprego nos arredores da sua região, não coloque o nome tradicional do seu bairro. Coloque o nome da região maior, uma estação de metrô ou algo similar, e deixe claro em algum trecho nas partes específicas de qualidades quanto tempo você demora, em média, até determinado ponto de referência.
  • Coloque somente instituições de ensino superior ou ensino técnico: A escola onde você fez seu ensino médio não pé de muito interesse dos recrutadores, a não ser que ela tenha um grane diferencial dentro do seu mercado. De resto, cursos de especialização, técnicos e de habilidades que você acredita interessantes para o mercado em que você deseja atuar podem entrar nesta parte.
  • Experiências: Um dos maiores erros é dissecar toda a sua carreira no seu currículo, especialmente se você fica pouco nos empregos. Isso pode ser encarado como falta de comprometimento e assustar recrutadores. Coloque, no máximo, 5 anos de vagas descritas com detalhes e o restante como um breve apanhado da áreas anteriores nas quais você já atuou.
  • Línguas e habilidades pessoais: Ser sincero e não usar as mesmas palavras chaves de sempre são formas de se destacar. Ao invés de listar capacidades, escrevas um pequeno parágrafo sobre o seu comportamento geral. Não se coloque muito acima do que você é capaz, para não gerar o efeito de decepção.

 

Um bom currículo tem pretensão salarial?

Isso é uma variante bem interessante. Poucas pessoas colocam suas pretensões salariais, mas então reclamam quando recebem propostas menores do que seu interesse. A questão é bem simples: se você colocar uma proposta de valor incoerente com o mercado e com a posição desejada, você recebera contatos relacionados à vaga e comentários a esse respeito.

Com essas dicas seu currículo ficará muito melhor e você superará as dificuldades!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *