Como trocar chuveiro? Dicas de segurança e como fazer corretamente

0
Como trocar chuveiro? Dicas de segurança e como fazer corretamente

Trocar chuveiro é, definitivamente, um dos maiores desafios de quem está morando sozinho e buscando sua independência. Especialmente no inverno, quando o chuveiro é mais exigido em matéria de potência e pode, consequentemente, queimar sem aviso, é importante saber como fazer a troca sem precisar chamar um profissional ou depender de vizinhos ou o zelador do prédio.

Vamos mostrar como trocar chuveiro de forma fácil, quais são os cuidados que você tem de ter para fazer tal operação e quais são as possibilidades para fazer essa troca de forma mais eficiente e sem dificuldades.

Quais são os riscos e desafios de trocar chuveiro?

O chuveiro, ao ser trocado, exige cuidado e um mínimo de conhecimento de elétrica, já que existem alguns pequenos detalhes na fiação que precisam ser verificados. Especialmente quando se fala de fio terra e de isolamento adequado, além de compreender o que é necessário desligar para trocar chuveiro com segurança e praticidade.

Outro ponto indispensável é sempre usar ferramentas adequadas, com emborrachamento e isolamento, pois sem isso trocar chuveiro pode se tornar potencialmente perigoso, até mortal!

Como trocar chuveiro passo a passo

Acompanhe esse passo a passo para trocar chuveiro com segurança:

Primeiramente, desligue a corrente elétrica na qual o chuveiro está conectado. Isso é possível por meio da chave geral, de uma chave específica que desligue apenas a parte di banheiro, ou ainda em instalações mais modernas, existe um interruptor do lado do chuveiro, que desliga apenas aquela parte do circuito.

Confirme que todas as torneiras do chuveiro estejam fechadas. Você pode desligar o registro de água do banheiro como precaução.

Com tudo fechado, use a chave de fenda para desconectar os fios que ligam o chuveiro na rede elétrica. É importante verificar quais são os fios de tensão e qual é o fio terra, que serve para evitar eletrocuções no chuveiro, já que a água é condutora de eletricidade.

Depois disso, desrosqueie o chuveiro do cano. Faça isso sem deixar que o cano do chuveiro, que sai da parede, seja danificado. Evite girar apenas o  chuveiro, segurando o cano para que ele não sofra dano quanto você trocar chuveiro.

Vede a junção do novo chuveiro com o cano com fita veda rosca, que serve para evitar vazamentos de água já junção do cano com o novo chuveiro.

Use a chave de fenda para colocar os fios do chuveiro nos conectores que estão na parede (ou apenas emende os fios, como é feito na maioria das instalações, que não possuem os conectores da forma mais adequada). Lembre-se de aterrar o fio terra da forma correta evitando acidentes. Um cuidado adicional é o de isolar todas as junções com fita isolante, mantendo os fios distantes uns dos outros para evitar curtos circuitos por fios desencapados se encontrando. Se você deixar folga nas junções, os fios que aquecerão e irão desligar seu chuveiro automaticamente.

Depois disso instale a mangueira do chuveirinho.

Uma dica importante é deixar o chuveiro escorrer água fria antes de ligar a eletricidade, para que a nova resistência não queime por excesso de calor antes mesmo de começar a funcionar direito (você pode deixá-lo no verão/desligado e ligar depois, já com a água escorrendo).

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *