O que faz um redator freelancer? Como se tornar um?

0
O que faz um redator freelancer? Como se tornar um?

Muito se discute sobre a revolução de informação que a internet está causando, com todas as suas formas e formatos, mas muito pouco se fala sobre quem produz tanto conhecimento em formato de textos e informativos.

Especialmente em blogs de variados tamanhos, essa função acaba nas mãos do redator freelancer, um profissional que pode vir de vários históricos de trabalhos anteriores e ter (ou não) formação em comunicação, mas ele precisa, antes de tudo, ser eficiente e claro em seus textos.

Vamos falar mais sobre esse profissional, quais são as suas principais características e qualidades e o que o mercado espera de um redator freelancer.

Do que é feito um redator freelancer?

Embora muitos discutam sobre essa questão, o redator freelancer que deseja trabalhar online precisa, antes de tudo, saber escrever corretamente e de forma fácil e prazerosa de se ler. É algo que não é inato, então você pode treinar sua escrita, de forma a se tornar exatamente o tipo de profissional mais desejado.

Outra habilidade importantíssima é a capacidade de inter-relacionar conhecimentos, já que ele depende dos conhecimentos necessários para se expressar corretamente, ou produzirá apenas textos bonitos, mas sem real valor nenhum para os blogs e sites de internet. Assimilar rapidamente o assunto pesquisado, correlaciona-lo a conhecimentos prévios e fazer com que tudo isso seja colocado em um texto com as necessidades da internet é o desafio de todo o redator freelancer.

Para quem produz artigos informativos e de entretenimento a capacidade crítica é extremamente importante também, embora textos com opiniões extremamente demarcadas tenham uma tendência a gerar polêmica, o que não faz deles os mais populares.

Finalmente, é importante ter uma veia publicitária também, já que muitos textos terão objetivo de oferecer produtos e vendê-los, da mesma forma que os antigos textos publicitários de jornal, tão comuns nos anos 50/60.

Como se tornar redator freelancer?

O redator freelancer não precisa necessariamente (embora seja recomendável) de formação em comunicação ou letras, sendo que é mais importante dominar a forma de escrita de internet, incluindo os detalhes de SEO do que uma formação ou cadastro profissional.

Outro ponto importante é ser pontual nas entregas, e saber que muitas vezes ele vai precisar trabalhar em horários pouco convencionais. Não é incomum que os redatores freelancers prefiram trabalhar de madrugada, quando existe mais tranquilidade para a escrita.

Alguns preferem home Office, enquanto outros acabam optando por espaços de coworking.

Os primeiros contratos podem ser por um valor muito menor do que o ideal, mas servirão para fidelizar clientes e construir o chamado portfólio. É importante manter um bom relacionamento com todos os seus clientes, já que a possibilidade deles indicarem seu trabalho para outras pessoas que também precisam é extremamente importante.

Existem alguns cursos que você pode fazer na internet, e plataformas que facilitam o contato entre quem precisa de texto e quem os produz. Como você pode ver, existe uma enorme quantidade de formas de começar seu trabalho como redator freelancer, mas mais importante de tudo é sempre manter o respeito pelos seus clientes, além de uma postura curiosa e profissional.

Boa sorte!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *