Imposto de renda 2017: saiba como funciona

0
Imposto de renda 2017: saiba como funciona

A declaração do imposto de renda pode ser muito complicada, ainda mais se é a primeira vez que você faz isso. Não precisa ser, porém! Mesmo que você tenha a sensação de que a Receita Federal não fala a mesma língua que o resto de nós quando se trata da declaração do imposto de renda, aqui vão algumas dicas sobre o imposto de rende 2017.

O que é a declaração de renda?

Nada mais é do que informar a Receita Federal quais são os seus ganhos e castos, e quais são os seus dependentes. Só é obrigatório para o trabalhador que recebeu R$25.661,70 no ano base de 2016, ou seja, apenas o trabalhador que recebeu, no mínimo, um salário mensal de: R$2.150,00.

Caso você se encaixe nesse requisito, é de suma importância que você declare seu imposto de renda 2017, a não declaração pode dificultar muito a sua vida, como por exemplo, o pagamento de multas altas e deixando seu nome com pendências com a Receita Federal.

Como faço a declaração de renda?

A Receita Federal, por ser o órgão responsável, disponibiliza online todo o material necessário para que você não tenha duvidas. Como por exemplo, o que informar em cada uma das fichas da Declaração e como revisar os dados informados. Mas, mesmo assim, ainda pode ser bem complicado de entender exatamente como fazer a declaração do imposto de renda 2017.

O primeiro passo é fazer o download do programa que a Receita Federal disponibiliza em seu próprio site, essa ferramenta é gratuita e pode ser estalada no seu computador a qualquer momento.

Tendo o programa instalado, que pode ficar um pouco confuso, porque é a hora de declarar seus gastos e ganhos, o que pode ser difícil se você não tem controle sobre a sua renda.  Por isso é muito importante que você se organize o ano inteiro para isso, se planeje juntando todos os comprovantes que você vai precisar de maneira limpa e organizada. Você não quer fazer algo errado por engano e ser prejudicado por isso, quer?

O que acontece após enviar a declaração?

Esse próximo passo também é muito importante, pois é assim que você descobre se a sua declaração do imposto de renda 2017 foi aceita ou não. Após enviar a declaração para a Receita, você deve acompanhar pelo site da Receita Federal, pois se houver algum problema você pode tentar arrumar antes da data limite para a entrega.

Não se esqueça que tudo o que você informar será analisado, você não pode mentir ou passar dados incompletos, isso é crime federal e você poderá responder judicialmente por isso.

E a restituição, quando ocorre?

Primeiro, a restituição do imposto de renda nada mais é do que a devolução da diferença do imposto pago, ou seja, se você pagou 9 mil reais de imposto no ano base de 2016, mas deveria ter pago apenas 6 mil reais, você recebe uma restituição de 3 mil reais. É muito importante que você acompanhe esse processo pelo site da receita. Lembrando que a restituição não é feita apenas para valores altos, por isso acompanhe pelo site, não conte com uma restituição de 3 mil reais, pois ela pode acabar sendo apenas de 3 reais.

A declaração do imposto de renda 2017, pode ser um pouco complicada, mas não se esqueça se organize com antecedência e fique sempre de olho no site da Receita para aproveitar as dicas que são disponibilizadas. Caso você se sinta perdido ainda, vale a pena fazer uma consulta com um contador.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *