Bonsai Romã: as origens e como Cuidar

0
Bonsai Romã: as origens e como Cuidar

Originado em território asiático, o Bonsai Romã produz suas flores e frutos de cor laranja logo no final da primavera e início do verão. Possuem preferência pelos ambientes quentes e com forte incidência de luz, além de perderem suas folhas em invernos mais rigorosos, no entanto para os que pensam que isso é ruim, muito pelo contrário, tal processo é altamente benéfico para estimular a produção de flores e frutos.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Bonsai Romã é hora de aprender como cuidar dessa planta tão interessante e bonita. Lembrando que para a obtenção de resultados satisfatórios, a necessidade do seguimento a risca das dicas a seguir é de teor imprescindível, por isso muita atenção e acompanhe o passo a passo.

Vamos falar das origens tanto da técnica de criação do bonsai quanto da romã, uma fruta vinda do oriente médio que tem uma das mais belas árvores para produzir um bonsai.

O que é o Bonsai?

Bonsai, do japonês plantado em bandeja, é uma árvore adulta, que é mantida em tamanho miniatura por uma série de técnicas de amarração e podas, fazendo com que ela desenvolva-se totalmente, mas não passe dos 60 centímetros, nas maiores, mas é possível ter bonsais de cerca de 20 cm.

Mais uma das influências da cultura sobre o Japão (o bonsai como técnica nasceu na China, onde as árvores eram cultivadas em pedras decorativas), o bonsai é uma planta ornamental das mais belas, com um estilo único e um estilo interessantíssimo.

A romãzeira, árvore que gera romãs, é originária do oriente médio, sendo uma das frutas mais citadas na mitologia iraniana e possuir um belíssimo conjunto de galhos e frutas, que precisam ser constantemente verificadas, já que os furtos tenderão a crescer até o tamanho natural, o que será inclusive perigoso para a estrutura do bonsai romã.

Esta árvore, ao ser cultivada como bonsai, fica especialmente bonita quando a poda faz com que ela crie uma copa bem espaçada, que faz com que ele fique bonita tanto na fase de florada, com a folhagem bem cheia, quanto na época da perda de folhas , em que os galhos farão um belo e intricado desenho de teia.

Como Cuidar

Deve ser regada com abundância nas estações de crescimento. Pode ser adubada a cada 15 dias na primavera e outono. O transplante pode ser feito a cada 1 ou 2 anos no final do Inverno retirando-se 1/3 do torrão.

A poda de manutenção pode ser feita deixando-se de 1 a 2 pares de folhas, após terem crescido de 4 a 6 pares. Os galhos mais grossos devem ser podados no inverno. Para ter-se uma floração e frutificação adequadas, não devemos podar os brotos após o início de novembro. Não devemos deixar flores e frutos em demasia para não prejudicar a planta, pois um galho muito carregado de frutos pode secar no ano seguinte.

Seguindo essas dicas você terá um bonsai romã  muito bonito e saudável, que irá alegrar a sua casa e dar aquele toque de exotismo na sua decoração. Não se esqueça de manter sempre os cuidados recomendados.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *