Receita de bolo de aipim: tradicionalmente delicioso

0
Receita de bolo de aipim: tradicionalmente delicioso

Quando começamos a nos aproximas das festas juninas, várias guloseimas tradicionais voltam à moda. Entre elas, está o bolo de aipim. Delícia que faz a cabeça de quase todos os brasileiros. Para você poder degustar o bolo em casa, estamos disponibilizando uma receita fácil e prática. Coloque a mão na massa e surpreenda os amigos e familiares com uma delícia tradicionalmente brasileira.

Vamos falar desta deliciosa receita e da importância de se manter este prato tipicamente brasileiro nas nossas casas, seja época de festas tradicionais ou não.

Qual a importância do bolo de aipim para a nossa cultura?

O bolo de aipim é uma das demonstrações mais poderosas da nossa cultura de aquisição, onde culturas diferentes, que nem sempre estavam em paz, se misturavam e formavam as nossas tendências culturais. Obviamente, o aipim, também chamado de mandioca ou macaxeira, é uma herança direta dos indígenas, que a comiam de várias formas e produziam, da mesma forma, a chamada farinha de mandioca, por com a ajuda do pilão.

Juntamos isto ao costume tipicamente europeu de fazer bolos com açúcar, que crescem devido ao fermento colocados neles. Além de fofinhos e deliciosos, o bolo de aipim ainda tem um sabor muito característico, que não aquele doce enjoativo de outros doces, como o pé de moleque ou a paçoca, que podem ser desagradáveis para alguns paladares.

O bolo de aipim, muitas vezes, substituí o bolo de fubá como bolo tradicional para ser coido à tarde, com manteiga e uma boa xícara de café, sendo também muito associado às regiões norte e nordeste, além de Minas Gerais, onde o consumo de subprodutos da mandioca costuma ser muito mais consumidos do que no restante do país.

Apesar disso, é profundamente importante fazer o bolo de aipim, especialmente para os mais jovens, pois um dos maiores riscos de uma cultura conectada é a perca gradual das diferenças culturais e sociais que nos fazem tão diferentes e únicos.

Sim, mais do que um prato delicioso, o bolo de aipim é parte da nossa história, uma lembrança constante da importância do indígena dentro da nossa cultura. Para que você possa manter a nossa cultura viva de uma das formas mais deliciosas possíveis, segue uma das receitas mais tradicionais de bolo de aipim, que usa o aipim ralado ao invés da farinha industrializada. Ingredientes

1 coco ralado

1 kg de aipim ralado

300 g de açúcar

100 g de manteiga

4 ovos inteiros

1 pitada de sal

1/4 de litro de leite

1 gota de baunilha

Modo de preparo

Coloque em uma batedeira a manteiga, os ovos e o açúcar, bata bem. Adicione o aipim ralado (Atenção: o aipim deve ser espremido um pouco para retirar o excesso de líquido), o coco ralado, o sal, o leite e a baunilha.

Misture tudo com uma colher e depois coloque em uma forma, que pode ser redonda, ou em um tabuleiro, que já deverá estar untado com manteiga e polvilhado com farinha de trigo. Leve ao forno médio por cerca de uma hora. Quando estiver corado, o bolo estará pronto para ser servido.

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *