Obesidade infantil: como tratar?

0
Obesidade infantil: como tratar?

A obesidade infantil é um mal que atinge cerca de 10% das crianças de todo o país. Muitas vezes confundida com exageros na hora de comer, essa doença possui as mais variadas causas e consequências perigosas. Por isso os pais devem ficar atentos aos modos dos filhos, a fim de que os mesmos não desenvolvam tal problema.

O tratamento da obesidade infantil

O tratamento da obesidade não é algo de fácil execução, pois o mesmo envolve não só a criança, como também os médicos e os pais. Não existe o uso de medicamentos, o que acontece na verdade é uma mudança radical no estilo de vida, onde o pequenino será instruído e incentivado a mudar seus hábitos alimentares, além de passar a fazer uma carga adequada de exercícios físicos.

De início o psicológico da criança é trabalhado, tudo com intuito de que a mesma não sofra mais de ansiedade e abatimento, dois sintomas que são poderosos aliados do aumento de peso. Além dessa conversa, o especialista também mostrará a criança que ela poderá viver muito bem comendo menos e se exercitando mais, assim o pequeno com certeza entenderá o que é melhor para ele.

Além dos médicos, a intervenção dos pais é de suma importância, ainda mais se a criança possuir menos de 5 anos, onde a mesma ainda não responde pelos seus atos, por isso o pai e a mãe devem tomar a frente e seguir as instruções dos especialistas. Após os 9 anos o pequeno já poderá entender o que se passa, além de estar mais responsável, sendo assim a ação dos pais é dispensada, no entanto é bom sempre ficar de olho.

Os exercícios físicos possuem papel importante no tratamento da obesidade infantil, no entanto os pais devem ter muito cuidado em relação às atividades que a criança irá fazer, por isso é recomendado que a mesma fosse instruída por um profissional, sendo assim ela executará cargas de acordo com a sua capacidade.

 

Alguns pontos devem ser ressaltados

 

– Ao mesmo tempo em que se introduz uma atividade física à vida da criança, deve-se reduzir o tempo que ela dedica à televisão ou a outras atividades sedentárias.

– Foi demonstrado que o uso de medicações no tratamento da obesidade infantil não é de todo efetivo.

– Quanto antes se detecte o problema de sobrepeso da criança e o trate, melhor será o resultado.

– O tratamento só será efetivo se a criança conta com o apoio e o estímulo de sua família.

– É mais fácil mudar a conduta das crianças do que dos pais, ainda que seja possível favorecer a todos.

– O tratamento não se processa de igual maneira a todas as crianças. Deve-se considerar o caráter, a disposição, os interesses e as possibilidades de cada criança. Cada criança é um mundo diferente e de igual maneira temos que tratá-las.

Além de tudo, o mais importante sobre a obesidade infantil é que ela seja diagnosticada e tratada o quanto antes, para evitar sequelas e dificuldades maiores do tratamento. Buscar um tratamento que seja eficiente para a saúde física e psicológica da criança também é extremamente importante, j[á que muitas vezes a obesidade infantil pode ter fundo psicológico.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *