Receita de doce de abóbora

0
Receita de doce de abóbora

Nada mais saboroso do que um doce de abóbora feito em casa. A iguaria, tradicionalmente brasileira, faz a cabeça de todo mundo. O doce é considerado um clássico que nunca sai de moda e está sempre presente em festas juninas, por exemplo. Por isso, trouxemos para você uma receita fácil, prática e deliciosa. Lembre-se de ousar e fugir um pouco da receita. Depois que aprendê-la tente ousar, por exemplo, misturando o doce com coco ralado. O sabor muda totalmente e você irá surpreender.

Vamos falar também da importância da manutenção desse doce com parte da nossa cultura, além de variações que podem ser feitas na receita.

Por que é importante fazer doce de abóbora para as crianças?

Uma das curiosidades mais fascinantes sobre a receita do doce de abóbora é que ela é profundamente misteriosa em sua origem. Por falta quase completa e documentação, credita-se que esta receita tenha simplesmente aparecido junto com a colonização portuguesa, usando a tradicional forma de produção de doces usada em Portugal em aliança com um legume que já fazia parte importante da alimentação da América pré-colombiana.

Ou seja, o doce de abóbora e a sua receita fazem parte do chamado patrimônio imaterial do nosso país, assim como a cachaça e tatos outros pratos, que precisam ser preservados e mantidos dentro do imaginário popular.

Entre as variações mais comuns do doce, temos o doce de abóbora mais firme, vendido em formatos diversos em docerias, juntamente com doce de batata, existe a variação mais cremosa, onde as fibras da abóbora são menos sentidas, existe também a criação com acréscimos diversos, que podem variar do coco, essências de flores diversas, cravo, canela, açúcar mascavo, o cristalizado, que usa cal virgem culinário, entre tantas outras variações.

O doce de abóbora, sem dúvida alguma, não pode faltar nas festas juninas e celebrações da vida interiorana do nosso país, sendo comum no país inteiro e trazendo características em cada uma delas.

Só é importante tomar cuidado, assim como com qualquer outro doce, com o excesso, já que o consumo excesso de doces faz mal aos dentes, aumenta a chance de obesidade e ainda traz riscos de doenças como a diabetes e problemas cardíacos.

Vamos à receita!

Ingredientes

500 g de abóbora
200 g de açúcar
3 cravos-da-índia
2 canelas em pau
1 colher (chá) de água de flor de laranjeira (opcional)

Modo de Preparo

1. Sobre uma tábua, corte a abóbora em cubinhos, usando uma faca afiada.

2. Numa panela grande, coloque os cubinhos de abóbora, o açúcar, os cravos e a canela. Deixe descansar por duas horas.

3. Mexa com uma colher de pau e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e tampe a panela, deixando uma fresta para o vapor sair. Deixe cozinhar por 20 minutos e desligue o fogo. Se quiser, adicione a água de flor de laranjeira e tampe a panela novamente. Deixe o doce esfriar completamente com a panela fechada, para não ficar com aparência de enrugado.

4. Com o auxílio de uma colher, retire o doce da panela e transfira para uma compoteira. Guarde em local seco e arejado.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *