Brigadeiro: receita, variações e história

0
Brigadeiro: receita, variações e história

O Brigadeiro é um dos doces mais aclamados do país entre outras regiões do mundo, tudo graças ao seu sabor e versatilidade, já que o mesmo pode ser usado nas mais variadas receitas. Certa vez houve a afirmação de que os brasileiros já nascem sabendo fazer essa guloseima, no entanto para quem não sabe, nós do Tem de Tudo separamos o passo a passo da produção desse maravilhoso doce.

O brigadeiro é um doce brasileiro, criado na década de 40, em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à presidência da república. Foram feitas festas para promover a candidatura, onde foram servidos os docinhos do Brigadeiro. A partir dessa data, a guloseima ganhou esse nome que dura até a atualidade.

Além disso, se tornou um dos símbolos mais poderosos e diferenciados da nossa culinária como um todo, sendo especialmente reconhecidos e apreciados por estrangeiros que chegam ao país.

Outro detalhe fundamental do brigadeiro é a sua capacidade ser multi proposta. Ele pode ser feito da forma tradicional, em formato de brigadeiro de colher, como recheio de uma infinidade de coisas e hoje em dia serve até como recheio de pizza e esfiha em diversos lugares!

Quais as variações do brigadeiro?

É interessante saber que, como é uma receita clássica e cheia de sabor,  este doce já gerou uma série de variações, que fazem dele uma excelente opção para uma variedade enorme de situações:

Algumas pessoas , ao invés e colocar o chocolate em pó, em busca de um sabor mais potente e marcante, preferem cacau em pó, chocolate derretido e outras formas de acrescentar o sabor do chocolate. Brigadeiros feitos com chocolate Suíço alcançam altos valores em férias gourmet.

Existem também as variantes com outros tipos de chocolates e, se pararmos para pensar, o beijinho e o cajuzinho, outros doces tradicionalíssimos no Brasil, também podem ser considerados variações do brigadeiro, assim como bicho de pé (brigadeiro com doce de morango) e o também tão aclamado brigadeiro de limão.

Outro detalhe que muitos costumam fazer é usar manteiga no lugar de margarina mas ainda recomenda-se a sem sal. Com isso seu brigadeiro terá mais consistência e será levemente mais gorduroso.

 

Confira a receita abaixo, mas lembre-se de seguir tudo a risca, assim você garante com que o resultado final seja conforme o esperado.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de margarina sem sal
  • 7 colheres de sopa de Nescau ou 4 colheres de sopa de chocolate em pó
  • chocolate granulado para fazer bolinhas

 

Modo de Preparo

  1. Coloque em uma panela funda o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó
  2. Cozinhe em fogo médio e mexa sem parar com uma colher de pau
  3. Cozinhe até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela
  4. Deixe esfriar bem, então unte as mãos com margarina, faça as bolinhas e envolva-as em chocolate granulado
  5. As forminhas você encontra em qualquer supermercado

 

Espero que tenham gostado dessa dica e que aproveitem para se deliciar com esse doce tão saboroso e tão brasileiro quanto ele. Qual das variações você mais gosta? Conte para a gente!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *