Receita de Bacalhau Desfiado

0
Receita de Bacalhau Desfiado

O bacalhau talvez seja um dos peixes mais consumidos do Brasil, tudo graças ao seu sabor incomparável e versatilidade, já que o mesmo pode ser preparado de várias maneiras possíveis. Inicialmente esse delicioso alimento foi introduzido na gastronomia através dos portugueses, mas atualmente é comercializado e consumido em várias partes do país, inclusive no Brasil.

Além das várias formas que os portugueses introduziram da forma de fazer do bacalhau o Brasil fez, como em tudo que chega até nós, reformulou e recriou os clássicos europeus dentro de nossas possibilidades e opções.

O bacalhau desfiado desta receita, por exemplo, é uma excelente forma de fazer a tradicional bacalhoada portuguesa quando existe certa escassez do peixe para o prato. Acontece que o bacalhau não é exatamente barato e muitas famílias precisam de uma opção que possa render mais.

Além disso, outro excelente motivo para usar o bacalhau desfiado é a necessidade de não deixar espinhas, como para crianças e idosos, que ainda pareciam muito o sabor do bacalhau, mas podem sofrer acidentes com as espinhas que não tem cuidado ou acuidade visual.

Finalmente, como o sabor do bacalhau costuma ser muito forte quando ele é cortado em pedaços, possibilidade do bacalhau desfiado faz dele algo muito mais agradável para paladares mais sensíveis.

Existem variantes desse prato que lembram muito mais uma torta ou algo assim do que a nossa tão conhecida bacalhoada, sendo possível acrescentar uma pequena camada adicional de azeite ao bacalhau desfiado, que ficará um pouco mais concentrado acima das batatas e dos outros vegetais.

Segue abaixo a receita de bacalhau desfiado, um prato fácil de fazer, no entanto é necessário que o passo a passo seja seguido à risca, evitando assim com que o resultado não seja conforme o desejado.

Ingredientes

  • 1 kg de bacalhau para desfiar
  • 1 folha de louro
  • 2 dentes de alho
  • 2 cebolas cortadas em tiras
  • 3 tomates picados
  • 200 g de batatas cozidas
  • Azeitonas pretas
  • Ovos cozidos
  • Azeite

 

Modo de Preparo

  1. Primeiramente tire o sal do bacalhau
  2. Coloque uma panela no fogo alto com água e deixe ferver
  3. Depois de fervida acrescente o bacalhau e deixe nessa água por 20 minutos, com o fogo desligado e a panela tampada
  4. Desfie o bacalhau e reserve
  5. Aqueça o azeite doure o alho, cebolas, e acrescente os tomates e folha de louro
  6. Em um refratário espalhe o bacalhau, por cima coloque as batatas cozidas picadas e acrescente o molho
  7. Leve ao forno por uns 10 minutos e sirva regado com o azeite

Esta receita com certeza será uma forma super diferenciada de servir o tradicional bacalhau na Páscoa , com todas as qualidades e o sabor super diferenciado que esta preparação consegue desenvolver.

Uma das curiosidades sobre o bacalhau é que muitos dos peixes vendidos como bacalhau são, na verdade, outras espécies preparadas da mesma forma. O bacalhau zarbo, o Ling e o Saithe são anunciados como bacalhau, mas na verdade, são outras espécies de água salgada muito similares. Existe, inclusive, um peixe de água doce amazônico que fica com sabor muito parecido, o Pirarucu.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *